(35) 3863 1586
Quem são os brasileiros que amam sertanejo?

Quem são os brasileiros que amam sertanejo?

Por Luiz Felipe Rocha

Paixão nacional! São milhares de fanáticos que sabem na ponta da língua as canções sertanejas – independente do viés das letras. Cantam, vibram, choram, mandam mensagem para ex, lotavam estádios (antes da quarentena) e agora entram numa live uma semana antes de começar para “garantir lugar”.

Quando ainda podiam ver de perto seus ídolos, os brasileiros gastavam entre 100 e 2000 reais e participavam de 3 a 50 shows por ano. A informação é do levantamento realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, ainda em janeiro deste ano.

Após o isolamento social decretado, os shows deram lugar às lives, e graças aos sertanejos, as lives brasileiras já se tornaram referência mundial, ultrapassando número de acessos de nomes como Beyoncé e Andrea Bocelli. Gustavo Lima, por exemplo, mobilizou mais de 58,5 milhões de visualizações.

De acordo com a pesquisa, que obteve mais de 3.400 respostas, realizada em Janeiro deste ano, (98% de significância e 1,83% de margem de erro), o público majoritário fiel ao sertanejo são as mulheres com 62% contra 38% do público masculino. A maioria tem entre 25 e 34 anos (37%), em segundo lugar vem os de 35 a 44 anos (23%) e em terceiro, jovens de 18 a 24 anos (21%). Ou seja, a faixa principal de idade que ouve sertanejo – e está lotando as lives – tem de 18 a 44 anos.

Classe média, relacionamentos e sofrência

52% dos fanáticos por sertanejo estão em relacionamento amoroso. Destes, 35% são casados e 17% em união estável. Os solteiros representam 40%, 7% divorciados e 1% viúvos. Ou seja, 48% estão na sofrência mesmo.

50% do público sertanejo tem renda entre 3 e 10 mil reais. 33% ganha até 3 mil reais – nada mal ter lives gratuitas na sala de casa toda semana para essa parcela de fãs.

Match com as canções

Do que os brasileiros mais gostam nas músicas? 48,1% gostam das letras. Já a outra metade dos entrevistados, 47,3% preferem a melodia. Enquanto isso, 27,4% dos entrevistados se sentem a própria canção sertaneja – como se descrevessem a vida.

Os queridinhos

O estilo universitário é o grande queridinho dos brasileiros com 60,1% da preferência. Já para 46,9% o sertanejo romântico é o predileto. E ainda há os 32,8% adeptos ao sertanejo raiz (caipira).

Entre duplas e cantores solo, Marília Mendonça lidera o favoritismo com 18%, seguido de Jorge e Mateus 14% e Chitãozinho e Xororó e Gusttavo Lima com 12% da preferência.

O favoritismo somente entre cantores continua com a Marília Mendonça, com 24%, Gusttavo Lima sobe para o segundo lugar na preferência entre cantores com 17% e Luan Santana 11%.

Quando perguntados somente sobre as duplas favoritas, estão nos três primeiros lugares: Jorge e Mateus 16%, Henrique e Juliano 12%, Maiara e Maraisa 12%.

Evidências quebra a internet

Não à toa quando Sandy & Junior foram cantar Evidências a live caiu. Para 21% dos brasileiros, essa é a música sertaneja preferida e mais inspiradora. “É o amor” de Zezé di Camargo e Luciano fica em 5o lugar.

40,55% dos brasileiros escutam sertanejo porque gostam da música e não pelo artista. Então pode-se esperar muito sucesso em todos os shows online do gênero.

Internet como fonte de notícias do sertanejo

O brasileiro do sertanejo já é acostumado a seguir os ídolos na internet. 51,67% acompanha as novidades de seus artistas favoritos pelo facebook, 48,63% pelo instagram e 21,74% pelo Youtube. Não à toa é o maior público de lives do mundo.

Em casa

Mesmo antes da quarentena, em momentos de lazer, o público sertanejo já preferia ficar em casa. 52,77% diz que o que fazem em momento de lazer é isso: ficar em casa. 48,59% gostam de… Ouvir música. A combinação perfeita para explodir os acessos às lives.

Compartilhe na Rede


Biografia / Histórico
Fechar

É fácil Participar da Promoção!

Digite abaixo o Nome da Promoção, Nome(completo) e Telefone com DDD.

Participe da Promoção